RA/Login: Senha:

O Grupo / Faculdade / Enfermagem

Enfermagem

O curso de Enfermagem da Faculdade Dom Bosco foi idealizado para atender não só a demanda de Curitiba e região metropolitana, mas também do Estado do Paraná e do país. Com base nessa necessidade de mercado, seu currículo está centrado na Saúde da Família.
Dessa forma, o curso adota em seu Projeto Político uma formação voltada para a prevenção de doenças e a promoção da saúde, estando o ensino focado nas necessidades de média e alta complexidade na área de saúde hospitalar.

Perfil do Curso

O curso de Enfermagem da Faculdade Dom Bosco tem como objetivo formar profissionais capacitados a exercer atividades de enfermagem, a conhecer os problemas/situações de saúde-doença predominantes no perfil epidemiológico nacional e intervir sobre eles, identificando as dimensões biopsicossociais de seus pacientes/clientes.

Além disso, o curso busca a produção e o consumo de pesquisas com vistas à evolução das práticas de enfermagem e saúde, a promoção da saúde integral do ser humano e também do ensino, da pesquisa e da extensão visando à formação cidadã de profissionais de enfermagem capazes de intervir na sociedade de forma a torná-la mais democrática, justa, equânime e solidária, possibilitando aos indivíduos vida de melhor qualidade.

Diferenciais

Levar os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem a aprender a aprender. Issoengloba aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, garantindo a formação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades, tendo como eixo integrador da formação acadêmica a pesquisa científica articulada ao ensino e à extensão.
Os alunos também serão preparados para atuar no atendimento de urgência e emergência no pré e intra-hospitalar, em UTIs, centro cirúrgico, esterilização, clínica médica e cirúrgica, pediátrica, neonatal, saúde da mulher, do idoso, clínicas especializadas em transplante, diálise e hemodiálise, com atendimento individual e coletivo, participando ativamente de equipes multidisciplinares.

- ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Entendemos a ênfase em saúde da família como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Tais equipes são responsáveis pelo acompanhamento de número definido de famílias, localizadas numa área geográfica delimitada. Essas equipes atuam na promoção, manutenção e recuperação da saúde da população, na prevenção de doenças e agravos mais frequentes nesta comunidade e na reabilitação dos doentes.
A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes de saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS. Portanto é nosso intuito não só apresentar ao futuro profissional enfermeiro as estratégias deste programa, mas permitir que ele o vivencie por meio de teoria, prática e estágios.

Contato

Rubens Gomes Corrêa
E-mail: cursoenfermagem@dombosco.com.br
Telefone: 41 3218-5557