Login: Senha:

Esqueci Minha Senha


O Grupo / Colégio / Funcionamento

FUNCIONAMENTO

Entrada e Saída de Alunos

A entrada e a saída dos alunos do Ensino Médio e dos demais níveis de ensino acontecem separadamente.

Entrada e Saída de AlunosEntrada e Saída de Alunos

 

 



Carteirinha

O controle de acesso ao Colégio, por meio do cartão de identificação com código de barras, permite a entrada somente de pessoas autorizadas. Esse procedimento também gera o controle de freqüência de cada aluno, além dos horários de entrada e saída.
Saídas antecipadas são autorizadas pela Orientação Educacional somente mediante comunicação escrita pelos pais na agenda do aluno. A criança só é entregue à pessoa devidamente autorizada.

Em caso de falta do aluno, os pais são contatados para que esclareçam o motivo da ausência e para receberem orientação quanto a tarefas e provas.

Um moderno sistema de monitoramento de imagens implantado no Colégio registra toda a movimentação e circulação de pessoas nos diferentes espaços.

CarteirinhaCarteirinha

 

 

 

 

 

 


Direção

A Direção é responsável por todo o encaminhamento das atividades pedagógicas e administrativas do Colégio.

Coordenação Pedagógica

A Coordenação Pedagógica atua na orientação aos professores e no acompanhamento da programação das atividades escolares. Em conjunto com a Direção e a Orientação Educacional, promove palestras e reuniões com as famílias sobre assuntos de interesse da faixa etária dos alunos.

Orientação Educacional

Setor responsável pelo atendimento a alunos e familiares para acompanhamento escolar. Os pais devem agendar com antecedência esse atendimento, na Secretaria do Colégio ou com as telefonistas.

Sala dos Professores

Espaço destinado à troca de idéias e à apresentação de sugestões práticas que facilitem o aprendizado e tornem mais interessante e criativo o dia-a-dia em sala de aula. Embora seja de uso exclusivo dos professores, está sempre aberta aos alunos que precisam de atendimento individualizado, para tirar dúvidas ou simplesmente conversar com os professores.

Sala dos ProfessoresSala dos ProfessoresSala dos Professores






Sala dos ProfessoresSala dos ProfessoresSala dos Professores

 




 

Secretaria

Na Secretaria, setor responsável por toda documentação e pelos registros dos alunos, os pais ou responsáveis podem inscrever a criança no lanche escolar (momento em que recebem o cardápio elaborado por nossa nutricionista), matriculam o aluno em atividades modulares, agendam atendimento com a Coordenação Pedagógica ou a Orientação Educacional, recebem informações sobre horários de aulas regulares ou de assistência, solicitam fotocópias, efetuam pagamentos, etc.

Os pais ou responsáveis também podem esclarecer eventuais dúvidas por telefone.

SecretariaSecretaria



 

 

 

 

 

Salas de Educação Infantil

Na Educação Infantil, as salas são chamadas “estúdios”, uma vez que foram planejadas para atender às características e necessidades peculiares das crianças.

Estão equipadas com espelhos de parede inteira, quadros de giz até o chão – respeitando a altura do aluno, a liberdade de movimentos e a percepção espacial do ambiente – e mobiliários anatômicos, com cantos arredondados e aparelhos fixos de vídeo e DVD, permitindo que os alunos assistam a filmes educativos e que os pais acompanhem as atividades desenvolvidas pelas crianças durante o período em que permanecem no Colégio. A higiene também é feita dentro dos estúdios.

Cada criança possui seu espaço privativo, e um escaninho para guardar suas atividades escolares.

Diariamente, no início de cada período, acontece o momento de socialização: sentadas em seus tapetinhos, elas conversam com os colegas e a professora sobre assuntos do dia-a-dia.

Os estúdios contam ainda com brinquedos pedagógicos especiais, conforme a faixa etária dos alunos. Uma vez por semana, no Dia do Brinquedo, todos podem trazer para a escola seus brinquedos preferidos.

Os professores decoram os estúdios com painéis de chamada, aniversário, calendário mensal, semanal e do tempo, que contribuem para a construção da noção temporal da criança.

Os pais podem trazer a criança até a porta da sala e entregá-la diretamente ao professor. Na saída, vêm buscar os filhos nos estúdios e recebem informações sobre como foi o dia da criança.

Salas de Educação InfantilSalas de Educação InfantilSalas de Educação Infantil

 

 

 

 

Salas de Educação InfantilSalas de Educação InfantilSalas de Educação Infantil


 

 

Sala de aula – 1º ano a 4ª série

Os alunos do Colégio Dom Bosco desfrutam de uma ampla estrutura física, totalmente projetada para atender todas as necessidades do educando e desenvolver suas potencialidades. Os espaços das salas de aula são amplos, arejados, com carteiras dispostas em células, que permitem trabalhos em grupos e uma maior interação com os colegas e professor.

Sala de aula – 1º ano a 4ª sérieSala de aula – 1º ano a 4ª série

 

 

 

 

Sala de aula – 5ª a 8ª série e Ensino Médio

Oferecemos uma estrutura completa para os alunos, com salas projetadas para multimídia e equipamentos de apoio às diferentes disciplinas.

Sala de aula – 5ª a 8ª série e Ensino MédioSala de aula – 5ª a 8ª série e Ensino Médio

 

 

 

 

Laboratórios

Nos laboratórios de química, física e biologia, os alunos são estimulados a ampliar seus conhecimentos, colocando a teoria em prática. Desse modo, eles entendem como o pensamento científico se aplica às diferentes situações, operando com instrumentos de pesquisa e explicando os fenômenos das leis da física e da química, ao invés de apenas descrevê-los, organizando, assim, o procedimento científico.
As atividades nos laboratórios permitem combinar o raciocínio dedutivo e os dados das experiências. Ao final, estão aptos a elaborar relatórios de pesquisas.

LaboratóriosLaboratórios

 

 

 

 

Laboratório de Informática

Do nível 3 (Jardim 1) em diante, as crianças freqüentam o laboratório de informática. Acessam sites educativos e trabalham com várias ferramentas de diversos programas.

O laboratório de informática proporciona aos alunos acesso a tecnologias diferenciadas, servindo como ferramenta pedagógica para tornar a aprendizagem mais significativa, estimular a integração, a pesquisa, a troca de informações e experiências.

Laboratório de InformáticaLaboratório de Informática

 

 

 

Biblioteca

Semanalmente os alunos vão à biblioteca, ouvem histórias e também escolhem livros para ler e manusear. A biblioteca serve como estação de conhecimento, facilitadora dos ambientes de aprendizagem, onde se privilegia o acesso à informação e cultura, próprio das temáticas desenvolvidas pelo Colégio, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O acervo, permanentemente atualizado, contempla todos os suportes necessários à pesquisa: computadores, obras de referência, obras didáticas, paradidáticas, infanto-juvenis e literárias, além do acesso a periódicos, gibis, CD-ROMs e mapas.

O atendimento prioriza alunos e professores, bem como familiares e funcionários, mantendo sistema integrado com as bibliotecas das outras sedes. O ambiente, adequado para leitura e pesquisa local, também disponibiliza especialistas para auxiliar em pesquisas escolares.

BibliotecaBiblioteca

 

 

 

 

Anfiteatro

Espaço destinado a atividades educacionais: palestras, congressos, peças teatrais, reuniões, apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, etc.

AnfiteatroAnfiteatro




 

 

Complexo esportivo

As quadras e o ginásio formam o Complexo Esportivo nas sedes, proporcionando ótima infra-estrutura. Por meio do esporte, o Colégio desenvolve e executa projetos que contemplam a prática intensiva das diversas modalidades desportivas, voltadas tanto para competição quanto para socialização dos alunos, conforme a faixa etária. Algumas modalidades são oferecidas em contra turno, como atividades modulares. As equipes desportivas do colégio participam de diversos torneios intercolegiais.
Complexo esportivoComplexo esportivoComplexo esportivo


 

 

Complexo esportivoComplexo esportivoComplexo esportivo

 

 

 

 

Complexo esportivoComplexo esportivoComplexo esportivo

 

 

 

 

Cantina

As crianças da Educação Infantil ainda não lidam com dinheiro. Quando optam pelo lanche da cantina (exceto para o Centro de Educação Infantil Ahú, onde não há cantina), os pais adquirem fichas e as enviam pela agenda. A adesão é feita na secretaria do Colégio. Diariamente, além do lanche principal, são servidos três tipos de frutas, suco de frutas da estação e sobremesas lácteas (pudim, mousse, gelatina e iogurte). Os cardápios, elaborados por nutricionista, são enviados mensalmente na agenda.
Para os demais níveis de ensino, a cantina oferece alimentos saudáveis, para todas as idades.

Cantina




 

Ambulatório

Para maior tranqüilidade de todos, sobretudo de pais e alunos, há um ambulatório nas dependências do Colégio, com ambulância e um profissional de enfermagem, para receber estudantes nos dois períodos de aulas. Assim garantimos atendimento rápido e seguro aos alunos em qualquer eventualidade. O responsável pelo ambulatório não ministra qualquer tipo de medicamento. Numa situação de emergência especial, contamos com o serviço da Ecco Salva, que providencia tudo o que for necessário.

Qualquer atendimento prestado é registrado na agenda do aluno, informando horário, ocorrência e providência tomada. A assistência médica do Colégio também está presente em todas as atividades socioesportivas: festas juninas, jogos escolares, torneios e outros eventos internos.

Ambulatório


 

 

 

 

 


Parquinho Infantil

Os alunos da Educação Infantil vão diariamente ao parquinho, acompanhados pelos professores. No mesmo espaço, há mesas sob uma cobertura onde as crianças participam de atividades ao ar livre e piqueniques. Esse espaço foi idealizado para proporcionar um ambiente agradável às crianças, seguindo normas de segurança, destinado a atividades lúdicas e recreativas. Professores e inspetores supervisionam o parque, de uso exclusivo das crianças da Educação Infantil.

Parquinho InfantilParquinho InfantilParquinho Infantil

 

 

 

 

Parquinho InfantilParquinho Infantil

 

 




Murais de Educação Infantil

Os pais acompanham as atividades desenvolvidas pelos filhos nos murais dispostos pelos corredores do Colégio. Todas as obras expostas são produzidas pelos alunos, estimulando, assim, o respeito à criatividade das crianças.

Murais de Educação InfantilMurais de Educação Infantil Murais de Educação Infantil

 

 

 

 

Banheiros de Educação Infantil

As crianças vão ao banheiro acompanhadas pelos professores e auxiliares. As instalações, adaptadas e exclusivas para os alunos da Educação Infantil, são constantemente supervisionadas, principalmente no tocante à organização e limpeza.

Banheiros de Educação InfantilBanheiros de Educação Infantil