Login: Senha:

Esqueci Minha Senha


O Grupo / Colégio / Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação

CPDE - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Dom Bosco

Estudos e pesquisa científica voltados para o desenvolvimento educacional

O CPDE é formado por dois departamentos: Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (DPD) e o Departamento de Desenvolvimento e Capacitação (DDC), ambos ligados à Direção Geral do Colégio Dom Bosco . O Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento ( DPD)  é responsável pelo constante estudo de tendências educacionais, de materiais didáticos existentes no mercado e de estratégias pedagógicas. Já o Departamento de Desenvolvimento e Capacitação (DDC) preocupa-se com a capacitação continuada das equipes internas do Colégio Dom Bosco – quanto às tecnologias próprias do sistema – e na transferência de tecnologias do sistema Dom Bosco para as escolas conveniadas e demais setores educacionais.

Rosane de Mello Santo Nicola – mestre em educação e coordenadora científica do CPDE – coordena  a produção científica do Grupo Educacional Dom Bosco, e, também, estudos sobre a incorporação de uma referência nova de tendência internacional  que é a proposta de colocar a língua portuguesa com foco nos gêneros textuais, reorientando o papel dos professores que é o de letrar o aluno nas diferentes áreas do conhecimento. Ou seja, dar aos alunos melhores condições de leitura, de interpretação dos textos e das questões assim como melhor produção de textos escritos.

O ano de 2007 foi dedicado à  atualização da proposta pedagógica do Colégio Dom Bosco em função da implantação do Ensino Fundamental de 9 anos no Estado do Paraná, da legislação sobre inclusão social e outros aspectos introduzidos pelas legislações vigentes. O Projeto Político Pedagógico das instituições de ensino  precisa ser constantemente reformulado, e, sendo político, deve ser compartilhado. Onze comissões  atuam constantemente na realimentação e implementação do projeto político pedagógico do Grupo Dom Bosco.  O trabalho abrange desde a educação infantil até o terceiro ano do Ensino Médio. Além da elaboração do  projeto, atua-se, em paralelo,  na capacitação dos professores. Isso é necessário para que a escola dê saltos de qualidade – em termos de metodologia, de escolhas de conteúdos – e não se crie um projeto utópico, só no papel.

Produção de tecnologia própria

Toda a tecnologia produzida no CPDE vai retornar para as salas de aula sob forma de fomento, de mudança, de inovação e de capacitação dos professores. O CPDE se dedica ao implemento do PPP – Projeto Político Pedagógico, que conta, na sua essência,  com os mapas conceituais de cada disciplina. Um trabalho complexo,  que assegura alinhamento entre todos os conteúdos de uma área e desta com as demais disciplinas de uma mesma série. Isso se faz necessário para que o currículo escolar esteja muito bem estruturado para não se criar um “queijo suíço”, ou seja, falhas na estrutura.

Saiba mais