Login: Senha:
 

O Grupo / Curso / Estude Mais / Biologia / Questões: Reprodução

QUESTÕES: Reprodução

Instruções:
Leia atentamente os exercícios e tente resolvê-los.
A sugestão de resposta elaborada pelo professor você irá encontrar clicando no link "Sugestão de Resposta" situado logo abaixo da pergunta.


01. (Vunesp-SP) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente.

a) Qual é o tipo de divisão celular envolvido em cada uma dessas modalidades reprodutivas?
b) Qual a importância biológica da reprodução sexuada?

Sugestão de Resposta:





02. (Fuvest-SP) Um organismo apresenta reprodução sexuada durante uma fase da vida e assexuada em outra. Em qual dessas fases os descendentes devem apresentar maior semelhança com seus genitores? Por quê?

Sugestão de Resposta:





03. (Unicamp-SP) Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitótica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.
a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?
b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução.

Sugestão de Resposta:





Teste referente à aula 03 extensivo e a aula 2 semi.

04. (Fuvest-SP) Quais organismos têm maior probabilidade de se adaptar a ambientes em contínua modificação: os que se reproduzem por autofecundação ou os que se reproduzem por fecundação cruzada? Por quê?

Sugestão de Resposta:





05. (Fuvest-SP) Um organismo unicelular pode se reproduzir de duas maneiras: por cissiparidade e por conjugação. Qual desses processos possibilita variabilidade genética? Por quê?


Sugestão de Resposta:





06. (UFJF-MG) A floresta Amazônica vem sendo gradativamente desmatada, ameaçando de extinção diversas espécies animais. Numa tentativa de preservar esses animais, um grupo de pesquisadores construiu uma grande redoma que reproduz o ambiente amazônico e nela introduziu pequeno número de indivíduos de cada espécie ameaçada de extinção, tanto de animais com reprodução sexuada quanto assexuada. Com base em seus conhecimentos de genética de populações e aceitando a hipótese de que todos os indivíduos conseguiram sobreviver e se reproduzir na redoma, responda às questões.

a) O que acontecerá com a variabilidade genética das espécies animais após 10 gerações? Por quê?
b) Quais animais serão mais afetados: os com reprodução sexuada ou assexuada? Justifique sua resposta.
c) Meiose é um processo celular que confere variabilidade genética aos organismos. Você concorda com essa afirmativa? Explique.

Sugestão de Resposta:





07 - (Unicamp-SP) Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes; culturas de subsistência de milho, pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno (agente causador de doença)? Justifique sua resposta.

Sugestão de Resposta:





08 - (Unicamp-SP) O processo de regeneração pode ocorrer tanto em organismos uni como pluricelulares, conforme já demonstrado em vários experimentos. A apresentação do resultado de um desses experimentos pode ser observado na figura A, que mostra a regeneração de apenas um fragmento da alga unicelular acetabulária. A figura B mostra a regeneração de todos os fragmentos de uma planária (platelminto).

a) Por que no experimento com acetabulária não houve regeneração de todos os segmentos?
b) Explique por que o processo de regeneração das planárias difere do ocorrido na acetabulária.

Sugestão de Resposta:





09 - (UNICAMP) A figura abaixo mostra uma situação jocosa referente à fragmentação de um invertebrado hipotético, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivíduo. Um exemplo real muito conhecido é o da fragmentação da estrela-do-mar, cujos fragmentos dão origem a outras estrelas-do-mar.



a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem à reprodução assexuada. Explique em que a reprodução assexuada difere da sexuada.
b) Dê uma vantagem e uma desvantagem da reprodução assexuada em relação à sexuada. Justifique.

Sugestão de Resposta: